Ir para o conteúdo

Criminologia e Reinserção Social

Boas Práticas na Prevenção do Crime e na Reinserção Social

Objetivos e Destinatários

  • Propina:: €2000
  • Candidaturas: Sábado, 30 Setembro 2017
  • Créditos: 60

Objetivos
Desenvolver capacidades para usar uma abordagem interdisciplinar, cruzando conhecimentos da área social e jurídica, na análise dos crimes e na definição de estratégias mais adequadas para a sua prevenção, para a reinserção de transgressores e proteção e apoio a vítimas.

Definir estratégias, planear e implementar medidas de intervenção para prevenir a criminalidade e a delinquência juvenil e para intervir junto de transgressores e de vítimas de crime.

Ter conhecimentos para melhorar a prática profissional na prevenção do crime e da delinquência juvenil e na reinserção social.

Conhecer os sistemas da aplicação e execução de penas e de medidas a jovens delinquentes e Saber interpretar a avaliação de risco de reincidência considerando-o no planeamento da reinserção social.

Conhecer as boas práticas na prevenção do crime e na reinserção social de adultos e de jovens com medida de internamento em Centro Educativo, incluindo observação em visitas de estudo.

Adquirir ou melhorar competências para trabalhar em EP's, Centros Educativos para jovens, Centros de Apoio a Vitimas, Autarquias e outros organismos desenvolvendo projetos de prevenção da delinquência e da criminalidade e concebendo programas de cumprimento de penas e de medidas na comunidade e de reinserção de ex-reclusos.


Destinatários
Profissionais ou outras pessoas interessadas em obter formação avançada na área da Criminologia e da Reinserção, nomeadamente, juristas, sociólogos, psicólogos, antropólogos, técnicos de serviço social, técnicos de reinserção e animadores socioculturais.